Saúde da coluna: trabalhar em casa pode ser uma dor real

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A pandemia Covid-19 mudou quase tudo em nossas vidas, incluindo o aumento drástico de trabalho em casa. É uma tendência que deve continuar, pois inúmeras pessoas se acostumaram com a comodidade de trabalhar de pijama sem precisar se deslocar para o escritório. 

Mas, para alguns, trabalhar em casa se tornou, literalmente, uma dor.

Trabalhar em casa provavelmente significa que você está se movendo menos e sentado por mais tempo. 

Provavelmente, você não está correndo para pegar o ônibus, sair para almoçar com colegas de trabalho ou caminhar até a copiadora durante o dia.

Esse movimento ajuda a manter as articulações lubrificadas e o corpo um pouco mais flexível.

A falta de lubrificação equivale a não aquecer antes dos exercícios ou alongamentos específicos, colocando você em risco de lesões ao se movimentar.

Além disso, ficar sentado por um período prolongado causa mais estresse e tensão na parte inferior da coluna lombar e no pescoço.

Desde que a pandemia começou e os trabalhadores mudaram de direção para os escritórios domésticos, e consequentemente houve um aumento em pacientes com dores na parte inferior das costas, pescoço e ombros, dores de cabeça e rigidez generalizada – causada principalmente por ficar sentado por longos períodos de tempo.

Como as pessoas continuam a trabalhar em casa, embora muitas restrições da Covid-19 estejam diminuindo, é importante sair e movimentar o corpo para evitar lesões.

Acomodação ruim do escritório doméstico

Ainda assim, a inatividade não é o único problema. A acomodação inadequada do espaço de trabalho leva a uma postura inadequada, ergonomia ruim e uma série de problemas físicos.

Muitas vezes, as pessoas em escritórios reais têm especialistas em ergonomia para garantir que tudo está devidamente colocado para acomodar o corpo. A maioria das pessoas não tem esse tipo de acomodação em casa.

Muitos têm usado uma pilha de livros como uma superfície de trabalho improvisada ou parados no balcão da cozinha como uma escrivaninha.

É indicado que as pessoas reorganizem sua estação de trabalho para garantir que ela seja ergonomicamente configurada:

  • Manter as telas do computador no nível dos olhos.
  • Sente-se com as pernas confortavelmente posicionadas para uma flexão de 90 graus nos joelhos e quadris.
  • Adicione uma almofada de encosto de apoio lombar à sua cadeira.
  • Posicione o teclado ou a cadeira de mesa para que os cotovelos fiquem em um ângulo aberto de 90 a 110 graus.

Não priorizar uma acomodação ergonômica resultou em muita dor para muitas pessoas. 

Mais pessoas estão experimentando radiculopatia – sintomas que resultam de um nervo comprimido quando sai da coluna vertebral, causando dormência, formigamento, dor ou fraqueza no pescoço, braços, costas ou pernas. 

Se sentir esses sintomas e persistirem mesmo após uma pausa consulte um médico ortopedista especialista em coluna.

Muitas vezes está relacionado à postura e às posições que mantemos para as atividades diárias. 

Para evitar esse tipo de dor, ele sugere levantar-se frequentemente, movimentar-se ou mudar frequentemente de posição para trabalhar diferentes músculos e descansar os músculos que estavam trabalhando.

O custo de ficar sentado o dia todo

Ficar sentado o dia todo tem o potencial de causar mais do que dor. A falta de movimento apresenta riscos fisiológicos, como colesterol alto e pressão arterial elevada.

Quando você fica sentado por longos períodos de tempo, isso causa má circulação, porque somos feitos para andar e nossos músculos funcionam como uma bomba para empurrar o sangue de volta para o coração.

A estagnação aumenta o risco de doenças perigosas, como trombose venosa profunda – coágulos sanguíneos que geralmente se formam nas pernas. A melhor defesa: movimento.

Mesmo fazendo movimentos simples, como subir e descer da cadeira com repetição, dar uma curta caminhada do meio-dia, interromper para fazer uma tarefa doméstica e utilizar qualquer equipamento de exercício que você tenha em casa – esteira, pesos manuais, bicicleta ou máquina de remo – pode ajudar a prevenir ferimentos. 

Ele também sugere experimentar qualquer um dos vídeos de ioga ou Pilates para iniciantes amplamente disponíveis online.

Intervenção precoce

A intervenção precoce do fisioterapeuta evita que as dores piorem. Também ajuda você a se sentir melhor e a retornar mais rapidamente às atividades que deseja fazer. É importante verificar qualquer nova dor que possa surgir por trabalhar em casa.

Seu corpo é uma máquina fantástica. Se você não está se sentindo bem, ele está tentando lhe dizer algo. Você deve ouvir e verificar. 

Você precisa reconhecer quando precisa fazer uma pausa e se alongar, e garantir que você se mova também – um lembrete que muitos de nós também podemos usar.